Watcher Legendado Online
Um jovem casal se muda para um novo apartamento em Bucareste, enquanto um pânico em toda a cidade está se formando sobre um possível assassino em série à solta. Julia, que se encontra isolada em seu novo ambiente, torna-se cada vez mais atormentada pela crença de que está sendo perseguida por um observador invisível no prédio adjacente.
Deslocamento. Estar em um lugar que você não conhece e não se sentir acolhido. Os lugares são desconhecidos, a língua, uma barreira e a solidão engrandece o medo e a angústia. Em Watcher esse é o inferno interior de Julia, que resolveu arriscar e deixou tudo para trás para viver com o noivo em Bucareste. Lá, além de todos os seus próprios fantasmas, encontra o que parece ser um vizinho que não para de observá-la e um assassino em série, que acabou de deixar uma vítima no prédio em frente ao seu.
Estreia de Chloe Okuno em longas, ela dirigiu o curta Slut — que fez as antenas ficarem de pé para seus próximos trabalhos — e assina um dos episódios de V.H.S. 84, o filme é potente na construção do suspense. Com elementos que sempre apequenam a protagonista em cena e cores que a destacam do geral, além da trilha sonora, por vezes invasiva, e da contraposição do excesso de diálogos desconfortáveis e longos silêncios, o estranhamento vai sendo assimilado e transformado em tensão e medo, o filme define bem o seu ponto. Há também a atriz Maika Monroe, muito bem no papel de Julia, que, com seu olhar perdido e postura acuada, é boa parte do filme.
Watcher vai em um crescente. Com uma cara de clássico de gênero que ele não nega, pelo contrário, assume com bastante orgulho, o filme já em seus primeiros momentos indica a tensão e o caminho que trilhará. Okuno usa elementos conhecidos para fazer o seu jogo de horror, criando uma espiral psicológica onde as coisas estão pela metade. Aquilo que se vê nunca está completo, o que se ouve não é totalmente compreendido, e o sentimento de imprecisão leva à incerteza. É real? Apesar de ser um lugar conhecido, o filme se encontra muito bem na dicotomia realidade e delírio.