Tirailleurs Dublado Online
Durante a Primeira Guerra Mundial, Bakary Diallo (Omar Sy) se alista no exército Francês para ficar com seu filho de 17 anos, Thierno (Alassane Diong), que foi recrutado contra sua vontade. Enviados para o fronte, eles se encontram enfrentando a guerra juntos na colônia francesa do Senegal. Enquanto Thierno aprende a se tornar um homem, Bakary fará de tudo para trazê-lo de volta em segurança.
Teriam sido mais de 200 mil os chamados “tirailleurs sénégalais” [“fuzileiros senegaleses”] na Primeira Guerra Mundial, o conflito retratado no filme que estreia hoje em França. O contingente foi criado no final do século XIX no Senegal – daí o nome – e abarcava soldados da África ocidental e central que participaram também na Segunda Guerra Mundial (cerca de 150 mil), na guerra da Indochina (cerca de 60 mil) e na guerra da Argélia.
Régio Conrado, investigador moçambicano associado ao Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordéus, começa por destacar que o filme permite “uma revalorização da participação destes africanos do oeste e da África central durante a Primeira Guerra Mundial”, mas também uma “desconstrução dos mitos à volta das duas guerras mundiais em que que os africanos participaram e deram uma grande contribuição para a vitória dos aliados, em particular da França”.