Os Reis do Mundo Dublado Online
Rá, Culebro, Sere, Winny e Nano, cinco garotos de rua de Medellín, cinco reis sem reino, sem lei e sem família, em busca da Terra Prometida. Eles embarcam em uma viagem para reivindicar um terreno que Rá herdou após um longo processo de restituição de terras. Uma jornada que transita entre a realidade e o delírio e caminha para lugar nenhum, onde tudo pode acontecer. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastián.
2022 foi um ano onde uma narrativa fez valer sua força mais uma vez: a história de jovens párias sociais, destinados à própria sorte, vagando pelo rumo sem oportunidades e com muita violência a reboque. A Mostra SP trouxe várias histórias centradas nesse mesmo sujeito, que não teve a oportunidade de andar nos trilhos, só sobrando a margem para lhe garantir espaço. Um desses títulos está chegando hoje à Netflix, e não têm pouco pedigree: Os Reis do Mundo ganhou a Concha de Ouro no último Festival de San Sebastian, e foi a escolha da Colômbia para a representação em filme estrangeiro no Oscar deste ano. De fato, chama a atenção de como o filme consegue organizar suas ideias dentro de um campo já tão explorado, e não apenas no ano passado.
Laura Mora Ortega tem uma carreira claramente ascendente, apenas 41 anos, e já vinha demonstrando que não passaria despercebida como cineasta, principalmente após Matar Jesus, seu longa anterior que causou barulho no mesmo San Sebastian, porém 5 anos antes. Esse cenário sem afeto entre jovens, que se reúnem e acabam por atrair atos criminosos ao seu redor, é um lugar onde a diretora se encontra com facilidade. Os minutos iniciais dessa estreia já arrebatam pela crueza empregada, pela maneira despojada como se aproxima daqueles tipos entre a infância e a adolescência, e torna o convite irresistível, apesar de, em tese, não estarmos diante de nada novo. É a força estética desses atos que acabam por seduzir o espectador.
O elenco de Os Reis do Mundo, composto por jovens estreantes, impressiona pela naturalidade com que se joga em situações bem banais para uma realidade de grandes cidades com andamentos contrastantes de seus problemas sociais. É um grupo pequeno, quase sempre contracenando entre si, mas que consegue sempre muita verdade na hora de explorar suas vozes, corpo e suas imagens, como um todo. Não é difícil imaginar que tenham sido encontrados em situações em testes em buscas entre pessoas igualmente periféricas, e que sua experiência de vida seja recompensada com o que vemos. O trabalho de cada um cena consegue nunca nos fazer desconectar dos processos apresentados.