O Pai da Rita Nacional Online
Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma quitinete, décadas de amizade, o amor pela escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento de Ritinha, filha da dançarina, e as sombras do compositor Chico Buarque, ameaçam desmoronar essa grande amizade.
Tendo como inspiração a canção lançada em 1966 por Chico Buarque, O Pai da Rita surge majoritariamente como um projeto de visibilidade para uma região tradicional da cidade de São Paulo e menos como uma comédia de caricaturas dos personagens que ali vivem ou um drama sobre a passagem de uma geração para a outra, apesar de tentar. O filme de Joel Zito Araújo retrata o dia a dia de uma dupla de sambistas veteranos que possuem uma história totalmente atrelada ao bairro do Bixiga, à escola de samba Vai-Vai e cuja amizade passa a ser abalada por vícios, o surgimento de uma nova geração de sambistas e a vinda de uma personagem relacionada ao passado de ambos.
Aílton Graça e Wilson Rabelo trazem à vida a dupla Pudim e Roque com muita competência, o fio condutor da narrativa são os dois e se existe um elemento que mantém algum nível de potência até o rolar dos créditos é a conexão destes amigos. Pudim é o retrato de um músico que vive no passado, se remoendo pelas próprias ações e se entregando cada vez mais a hábitos autodestrutivos. Roque já é o lado mais equilibrado entre os dois, sendo a pessoa responsável por manter algum nível de ordem na rotina partilhada pela dupla, passando sempre uma imagem de ponderação.
O filme constrói bem o ambiente que estes personagens povoam e entrega muito tempo de tela a formar esse imaginário do que é ser um morador da Bela Vista, os tipos de pessoas, a cultura, a música, o espaço, entre outros elementos formadores dessa região. Isso está longe de ser um problema uma vez que em sua primeira meia hora de duração existe um esforço da direção e fotografia em tornar estes ambientes em algo de interesse, com uma mística própria e uma personalidade distinta mas a partir da metade do longa tudo começa a ficar cada vez menos inspirado e essa magia inicial se perde para dar lugar a um foco no drama esvaziado que rege o resto da produção.