Mickey Salva o Natal Dublado Online
Quando Pluto acidentalmente leva o Papai Noel a bater seu trenó e perder todos os presentes, cabe a Mickey e seus amigos viajar para o Polo Norte e salvar o Natal.
Produzido em 1983 como uma featurette extra para impulsionar as reexibições no cinema de Mogli, o Menino Lobo, no Reino Unido, e Bernardo e Bianca, nos Estados Unidos, O Conto de Natal do Mickey (por vezes referido como O Natal do Mickey Mouse) marca o retorno do titular camundongo e de sua turma para as telonas do cinema, após trinta anos ausente (desde o curta The Simple Things, de 1953). Assim sendo, apenas um dos dubladores envolvidos nos curtas originais pôde estar de volta: Clarence Nash, que volta uma última vez para emprestar a voz ao Pato Donald, no conhecido estilo semi-incompreensível que ajudou a criar e imortalizar como uma das grandes marcas do personagem. Por outro lado, temos a estreia de Alan Young na versão animada do Tio Patinhas. Após emprestar a voz para o pato sovina pela primeira vez em uma versão em áudio da mesma história, o dublador volta ao papel com o qual em breve marcaria época na televisão, como o protagonista da série animada DuckTales.
Para além de seu valor e interesse histórico, a produção tem sucesso em adaptar o livro de Charles Dickens para o formato de animação de curta-metragem, adicionando o toque dos personagens do estúdio e a direção de arte de um bom clássico Disney, garantindo à obra uma aura de atemporalidade que poucas produções infanto-juvenis são capazes de alcançar. O curta é uma síntese interessante entre o passado e o então presente da produtora, resgatando os personagens mais antigos do estúdio e colocando-os lado a lado com contemporâneos de produções que hoje já não são tão comumente lembradas (em especial As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo e Robin Hood). A direção adota um estilo que consegue conciliar bem a cinematografia dos longas de animação da época, com uma tonalidade mais realista focada em diálogos e com uma trilha sonora bastante minimizada em relação aos clássicos, com a presença das figuras exuberantes de Mickey, Donald e Tio Patinhas. Sendo um roteiro já bastante conhecido, adaptado em inúmeras versões para o cinema, televisão, quadrinhos e o que mais for, não deixa de chamar a atenção a fidelidade da tradução realizada aqui. Em pouco mais de 20 minutos de tempo corrido, acompanhamos as principais batidas do clássico, encarnadas em cenas curtas e muito efetivas que pegam linhas de diálogo diretamente do livro original (com mais frequência do que muitas adaptações cinematográficas com muito mais tempo disponível o fizeram) e as colocam na boca de figuras marcadas do panteão disneyiano.