Beans – A Pequena Guerreira Dublado Online
O longa narra o impasse de 78 dias entre duas comunidades Mohawk e as forças do governo em 1990, em Quebec.Baseado em fatos reais.
A segregação dos povos nativos é uma realidade da América colonizada, com passado de perseguição e presente de preconceito. A demarcação das terras também é uma questão em todos os países e se conhecemos — pouco — o que acontece com as populações originárias no Brasil, o cinema nos apresenta o que acontece no resto do continente. A Pequena Guerreira volta à Crise de Oka, quando a corte canadense decidiu que terras Mohawk seriam liberadas para a construção de novos buracos de um clube de golfe e um condomínio. Como protesto, os nativos fizeram uma barricada impedindo o acesso à área.
O violento conflito entre governo e Mohawks durou mais de dois meses e a história é contada através das percepções da jovem Beans. A conhecemos antes dos eventos, ainda sem perceber que o preconceito contra os indígenas no Canadá vai muito além do apelido que ela usa quando percebe a dificuldade da diretora da escola onde sonha estudar para pronunciar seu nome. A ingenuidade da protagonista, que se confunde com parte da audiência, não dura muito e a tensão que transformará tanto o filme quanto a personagem começam logo em seguida.
Tracey Deer baseou o filme em suas memórias e mistura ficção com imagens documentais e isso funciona bem por fazer uma relação com a realidade da própria Beans, que está dividida entre dois mundos. Como todas as jovens da sua idade, ela é uma menina presa aos modelos e modos dos pais e querendo experimentar aquilo que vê os outros fazerem, tem hormônios que falam mais alto do que qualquer outra coisa. E hormônios não estão ligados apenas a desejo, eles também potencializam outros sentimentos.