Assistir V/H/S/99 Online Grátis
Testemunhe uma visão infernal de 1999, quando o isolamento social, a tecnologia analógica e os vídeos caseiros perturbadores se fundem em um pesadelo de selvageria de imagens encontradas.
É difícil dizer que as antologias de curtas-metragens de terror tenham gerado resultados particularmente empolgantes até agora. Em geral, destacam-se poucos filmes num conjunto fragilmente colado pela montagem. Surgem boas ideias esporádicas, cercadas por um grupo de obras que tentam (às vezes, exageradamente) chamar atenção a si mesmas no interior do coletivo múltiplo. As obras nem sempre cooperam e dialogam umas com as outras, podendo inclusive anular seus efeitos ou gerar certa forma de anestesia — quando tudo é intenso e chocante, nada realmente o é.
Entretanto, trata-se de projetos baratos, simples em termos de produção, e cuja estrutura surge a posteriori, na mesa de edição. O senso de liberdade dos fragmentos se alia a algo próximo da aleatoriedade. Logo, ganha-se em liberdade criativa e na possibilidade de explorar com orgulho o aspecto caseiro; e perde-se no desenvolvimento narrativo e no discurso. Não é difícil perceber que as peças foram criadas por artistas sem comunicação entre si. Podemos falar numa experiência mais bem-sucedida enquanto sessão de curtas-metragens do que na idealização de um longa coeso.
Neste contexto, a chegada de mais um episódio da franquia V/H/S desperta pouca animação prévia. O formato do digital antigo, especialmente com a linguagem do found footage (a imagem supostamente real, encontrada após a morte de quem as gravou) parece ter se esgotado décadas atrás. O que o estilo de 1999, na virada do milênio, poderia trazer de relevante ao cinema de 2022? O que teríamos a aprender, ou resgatar, da época de um cinema menos computadorizado, mais caseiro e artesanal?
No que diz respeito ao uso do found footage na narrativa, V/H/S 99 apresenta um problema visível na vasta maioria de produções do gênero. Os autores não conseguem criar motivos minimamente plausíveis para os personagens continuarem gravando enquanto estão sendo atacados por criaturas ferozes. Aqui, um personagem tem a perna quebrada em dois, porém continua segurando a câmera, apontando, filmando.