Assistir Falcon Lake Dublado Online
Exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, na Semana da Crítica, a primeira longa-metragem da escocesa Charlotte Wells, Aftersun (2022), foi, para mim, um dos mais belíssimos filmes do ano passado. A estreia arrebatadora que apetece, pela sua raridade, guardar no (in)consciente, arrumar no coração e jamais esquecer, foi reconhecida e premiada nos diversos circuitos internacionais.
No mesmo ano, o Festival de Cannes apresentou, na Quinzena dos Realizadores, Falcon Lake (2022), da canadiana Charlotte Le Bon, estreado em Portugal em meados de agosto. O que têm em comum, além do nome Charlotte? No primeiro momento, identificamo-las por assumirem o posto de primeira longa-metragem; depois, por se enquadrarem no género coming-of-age.
Posteriormente, com um par de visionamentos, de uma leitura e reflexão, ficaram-me, sobretudo, cravadas na memória a sensibilidade, subtileza e singularidade – cada uma com a sua mise-en-scène – deixadas no exercício de construção de atmosferas apetrechadas de prenúncios e elementos sugestivos, que nos desafiam a questionar e adivinhar os seus desfechos.
Arrebatador é o primeiro amor. Reconhecido, elevado e redireccionado de Bastien para Chloé numa unilateralidade impressionante e turbulenta. Nos meandros de um Canadá intenso e fortemente paisagístico, num Verão com direito a todas as estações, desenrola-se uma proximidade entre dois adolescentes que se reencontram um no outro, assumindo sempre quem são mas muito pouco do que sentem.
Este elo é caracterizado por fantasias juvenis, mas também por uma presença fantasmagórica. É na tragédia que a verdade sobressai e o arrependimento e o infortúnio se encerram numa brutalidade imensa, deixando o espectador com vontade de mudar o rumo desta obra cinematográfica e de toda esta desdita.Desloquemos o nosso olhar até Falcon Lake.
Bastien tem um pé na infância, o outro na adolescência. Chloé tem um pé na adolescência, o outro na maioridade. Nesta história de amor e de fantasmas, o tímido, introvertido e observador jovem francês, de 13 anos, viaja com a família até ao Quebeque para usufruir dos quentes dias de Verão numa cabana à beira do lago. Cabana, essa, pertencente a um casal amigo da família, e à sua filha, a extrovertida, desafiadora e misteriosa jovem canadiana, de 16 anos.