As Verdades Nacional Online
‘As Verdades’ conta a história de um crime que abala um pequeno município do litoral do Nordeste. É o primeiro caso do delegado Josué (Lázaro Ramos), recém-chegado à cidade. A tentativa de assassinato do candidato a prefeito Valmir (Zé Carlos Machado) é contada em três diferentes versões, de acordo com o ponto de vista dos personagens presentes no momento do crime. Cícero (Thomás Aquino), conhecido matador de aluguel da região, é o primeiro a relatar o que viu. Em seguida, é a versão de Francisca (Bianca Bin), noiva da vítima e prestes a se casar com ele. Na terceira versão, a história é contada por Valmir, a vítima. Em cada testemunho dado a polícia, um novo acusado é apontado. Afinal quem está falando a verdade?
Em uma pequena cidade, a notícia se espalha rapidamente. Quando é ruim, então, voa na velocidade da luz. Nada mais natural do que, após um acontecimento que abala a população, surgirem diferentes versões a respeito da mesma história, ou melhor, são “As Verdades” que se espalham e que convencem parcelas variadas do mesmo povo, quase como uma alegoria ao macro nacional, mas aqui retratado em uma história cativante escrita por Pedro Furtado e dirigida por José Eduardo Belmonte.
Na pequena cidade em questão, que poderia ser qualquer parte do interior brasileiro, o prefeito é colocado em coma após ser brutalmente açoitado, em uma situação envolvendo seu caso amoroso e um capataz e ex-matador local. O problema é que o prefeito em questão, Valmir (Zécarlos Machado), não é exatamente um modelo de integridade; a jovem envolvida com ele, Francisca (Bianca Bin), deixou a mãe para trás para viver essa paixão arrebatadora; e o capataz, Cícero (Thomás Aquino), é mais conhecido por sua lábia desenfreada — e atitudes discretas a respeito de seus atos violentos. No meio disso tudo, estão ainda a mãe de Francisca, Amara (Drica Moraes), a policial que se vê negligenciada o tempo inteiro, Sâmia (Edvana Carvalho), e o policial responsável pelo caso, o complexo e emocionalmente comprometido Josué (Lázaro Ramos).