Amado Nacional Online
Amado é um honesto policial militar que trabalha em Ceilândia, Distrito Federal. Ele não aceita injustiças e impunidades, portanto sempre faz o possível para agilizar o sistema de prisão dos criminosos.Ele considera bandido até mesmo seus colegas de profissão que aceitam subornos para cooperar com o narcotráfico. Alguns consideram o Cabo Amado como truculento, mas para outros ele é um herói brasileiro que luta pela lei.
Porém, não se engane, meu auspicioso e querido leitor. Amado, o protagonista de Amado, não é um herói. Longe disso. Você pode vir a amá-lo (rá!) assim como muitos amam o Capitão Nascimento, mas o longa deixa claro que ele não é flor que se cheire. Amado é incorruptível, mas não é um herói. Mais que o Capitão Nascimento, aliás, ele lembra mesmo é o Justiceiro, matando indiscriminadamente e se considerando juiz, júri e executor. Ou, quem sabe, o Juiz Dredd. Mas Amado não é um testosterona total e, embora haja tiroteios e ação aqui, ele é mais focado no drama. E, como é um filme brasileiro, com uma história dentro da nossa realidade, vamos manter a comparação com o maninho Nascimento.
Amado estabelece muito rapidamente os valores de seu protagonista. Quando ele recusa um suborno, logo no início, acaba se indispondo com um superior corrupto que torna sua vida um inferno. É basicamente o contrário de Tropa de Elite. No filme do José Padilha, o incorruptível torna a vida dos corruptos um inferno. Aqui o poder está nas mãos do sistema.